Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Vendas do varejo caem 0,9% em outubro, maior queda desde 2008#

🔀
As vendas do varejo caíram 0,9% em outubro ante setembro, o maior recuo para o mês desde 2008, quando a queda registrada foi de 1% contra o mês anterior. O número foi divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e já considera ajustes sazonais. O IBGE revisou os dados do varejo de setembro. Ao invés de um crescimento de 0,5% nas vendas, conforme havia sido divulgado, o avanço foi de 0,3%. A revisão ocorre por conta da atualização de informações.
No confronto com outubro de 2016, na série sem ajuste sazonal, o comércio teve alta de 2,5%. De acordo com Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, esta foi a sétima taxa positiva consecutiva nesta base de comparação, todavia a menor observada nos últimos seis meses. No ano, porém, o varejo acumula alta de 1,4% nas vendas e, nos últimos meses até outubro, avanço de 0,3%.
Isabella apontou que a queda acentuada nas vendas em outubro pode ter relação direta com os anúncios de promoções da Black Friday, realizada em novembro. "Essa observação ganha mais força quando a gente observa os resultados por atividades". Ela destacou que as três atividades que tiveram as quedas mais intensas em outubro foram a outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,5%), tecidos, vestuários e calçados (-2,7%) e móveis e eletrodomésticos (-2,3%). Tradicionalmente, estes três setores têm estreita relação com as vendas eletrônicas", enfatizou a pesquisadora.
As vendas do comércio caíram em quase todos os estados brasileiros em outubro ante setembro. Em apenas cinco houve crescimento, com destaque para Minas Gerais, onde o comércio avançou 2,1% no mês. Já as maiores quedas foram registradas em Roraima (-5,2%), Alagoas (-4,5%) e Mato Grosso (-3,3%).
Fonte: G1
Foto: Jonathan Lins/G1

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:outubro, vendas, comércio, foi, ibge, mês e setembro278 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out