Santa Catarina se destaca como o estado com o maior fluxo migratório do Brasil, apresentando um saldo positivo de 354.350 habitantes, o que representa 4,66% da população estadual, conforme dados do Censo 2022. A diferença entre imigrantes (pessoas que entram no estado) e emigrantes (pessoas que saem) demonstra o crescente poder de atração da região, como comenta Roberto Kern Gomes, Superintendente Estadual do IBGE em SC.
Cidades litorâneas como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis, além de grandes centros urbanos como Joinville e Blumenau, têm sido os principais destinos dos migrantes. Chapecó, no oeste catarinense, também se destaca, atraindo um grande número de estrangeiros, principalmente da Venezuela e do Haiti.
Historicamente, Santa Catarina recebe migrantes dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. No entanto, o último censo revelou um aumento significativo na chegada de pessoas do Pará e do Maranhão, que agora figuram entre os principais estados de origem dos imigrantes.
A atratividade de Santa Catarina é impulsionada por diversos fatores, como o menor índice de desemprego do país (3% no primeiro trimestre de 2025), a quarta maior renda média do trabalho, o menor índice de analfabetismo, além de bons indicadores de segurança e saúde.
O post Vídeo: Chapecó é um ímã de talentos e oportunidades no cenário Estadual apareceu primeiro em ClicRDC.