Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

VÍDEO: Defesa Civil esclarece fenômeno de nuvem incomum em Chapecó; Assista#

🔀


A Defesa Civil esclareceu no fim da manhã desta quinta-feira (21), o fenômeno de uma nuvem incomum, registrada nas proximidades do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó (SC). Conforme o órgão estadual, por volta das 07h30 foi registrada a formação de uma Scud Cloud. Apesar de serem muito semelhantes a nuvens funil, o mecanismo de formação das Scuds Clouds é diferente, elas estão associadas as nuvens Cumulonimbus, e se formam em áreas de aumento de umidade relativa à medida que o ar sobe durante uma tempestade.

Confira: VÍDEO: Meteorologista Piter Scheuer esclarece fenômeno de nuvem incomum em Chapecó

Conforme a Defesa Civil, esses tipos de nuvens são frequentemente confundidas com tornados ou trombas d’água com base em sua proximidade com o solo. Embora pareçam ameaçadoras, as nuvens Scud são inofensivas e não produzem condições climáticas severas. A maior diferença entre uma nuvem Scud e uma nuvem funil é que as nuvens Scud não giram e geralmente se destacam do fundo da tempestade.

Confira a nota completa da Defesa Civil

Nota Meteorológica SDC/SC 21/03 -Scud Cloud é registrada na manhã desta quinta-feira (21) em Chapecó

Por volta das 07:30 da manhã desta quinta-feira (21), foi registrada a formação de uma Scud Cloud no município de Chapecó, no Oeste Catarinense.

Scud Cloud é registrada na manhã desta quinta-feira (21) em Chapecó

Elaborado em: 21/03/2024 – N° 04/2024

Meteorologistas: Ana Luiza Dors Wilke e Francine Sacco

Por volta das 07:30 da manhã desta quinta-feira (21), foi registrada a formação de uma Scud Cloud no município de Chapecó, no Oeste Catarinense. Apesar de serem muito semelhantes a nuvens funil, o mecanismo de formação das Scuds Clouds é diferente, elas estão associadas a nuvens Cumulonimbus, e se formam em áreas de aumento de umidade relativa à medida que o ar sobe durante uma tempestade. Esses tipos de nuvens são frequentemente confundidas com tornados ou trombas d’água com base em sua proximidade com o solo. Embora pareçam ameaçadoras, as nuvens SCUD são inofensivas e não produzem condições climáticas severas. A maior diferença entre uma nuvem SCUD e uma nuvem funil é que as nuvens SCUD NÃO giram e geralmente se destacam do fundo da tempestade, assim como observamos no vídeo a seguir:

O post VÍDEO: Defesa Civil esclarece fenômeno de nuvem incomum em Chapecó; Assista apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/video-defesa-civil-esclarece-fenomeno-de-nuvem-incomum-em-chapeco-assista/
Outras opções
ImprimirReportar erroTags:scud, nuvens, chapecó, nuvem, registrada, cloud e formação380 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out