Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos#

  1. Início
  2. BlogCentral de ajudaContatoEventosMapa do siteMural de recados
  3. Geral
  4. O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos
Veja também
🔀
O número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos, revelam dados divulgados pela Polícia Federal no estado. Só no ano de 2016, mais de dois mil venezuelanos foram à sede da PF em Boa Vista  para pedir a condição de refúgio.
A Polícia Federal diz que em 2014 foram só nove solicitações, enquanto que em 2015 o índice foi para 230 e chegou a 2.230 em 2016. O aumento no número de pedidos coincide com o agravamento da crise econômica no país governado por Nicolás Maduro.
Neste ano, o índice de solicitações ainda deve dobrar: até março a PF já tinha agendado 4 mil atendimentos de pedidos de refúgio até outubro. A polícia diz que quase 100% desses agendamentos foram feitos a venezuelanos.
O refúgio é uma proteção legal para estrangeiros que sofram perseguição em seu país de origem por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, ou ainda, que estejam sujeitos à grave e generalizada violação de direitos humanos.
Segundo a PF, apenas cinco das 2.230 solicitações feitas em 2016 foram analisadas e arquivadas pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), que decide pela concessão ou não do refúgio. O G1 tentou contato com a assessoria do comitê, mas não obteve retorno.
Os números são fiéis à realidade. Na sede da Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista as filas de venezuelanos são diárias e começam logo nas primeiras horas do dia.
A polícia estima que até 70 estrangeiros compareçam por dia na unidade no intuito de fazer o pedido. Desses, 98% são venezuelanos que querem ficar no Brasil.
Na quinta-feira dia 08 às 7h, já era possível ver mesmo de longe um extenso grupo de venezuelanos à espera da abertura do portão da sede da polícia, que ocorre só às 8h.
Às vezes, famílias inteiras vão ao local para solicitar o refúgio. Nos relatos deles, a crise econômica e a consequente falta de comida na Venezuela são fatores comuns.
A fronteira entre Brasil e Venezuela fica no Norte de Roraima e, desde o agravamento da crise econômica venezuelana, o estado vive um boom de imigração considerado histórico.

Fonte e imagem: G1

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:polícia, refúgio, venezuelanos, são, foram, dia e econômica349 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out