Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras

Chapecó atua na prevenção da saúde bucal#

🔀
A historinha contada pela cirurgiã-dentista mostra que até os bichinhos cuidam dos dentes. O macaco, urso, hipopótamo, leão e o tubarão escovam os dentes, usam fio dental, passam flúor e não se esquecem de limpar a língua. E é por isso que eles têm os dentes lindos! Depois de ouvir a história, cada criança pega sua escovinha com entusiasmo e realiza a escovação sob a supervisão dos profissionais. Entre um bate-papo e outro, com brincadeiras e descontração, os pequenos escovam seus dentes com flúor e aprendem desde cedo à importância do autocuidado.
Essa ação desenvolvida nas escolas é uma das atividades realizadas pelas equipes de Saúde Bucal do município de Chapecó, que conta atualmente com 57 cirurgiões-dentistas e 53 Auxiliares de Saúde Bucal, atuando nos 26 Centros de Saúde da Atenção Básica e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). De acordo com Dra. Cláudia Massignan Stakonski, Gerente de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Chapecó, a rede de Saúde Bucal municipal está organizada e funciona conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, trabalhando de forma integrada aos demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atuando dentro desses parâmetros, as equipes de saúde bucal dos Centros de Saúde da Atenção Básica do município realizam em seu conjunto aproximadamente 25 mil procedimentos por mês. Para os casos em que são necessários procedimentos mais complexos, os pacientes são encaminhados para atendimento com especialistas, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Nele são oferecidos tratamentos nas especialidades de Cirurgia, Endodontia (Tratamentos de Canal), Próteses Odontológicas, atendimento de Pacientes Especiais, Odontopediatria, Radiologia, Periodontia e Estomatologia (Diagnóstico de lesões). Com relação ao número de atendimentos prestados no CEO de Chapecó, são efetuadas cerca de 4 mil consultas mensais, e são entregues aproximadamente 2500 próteses dentárias por ano.

Fonte e imagem: Prefeitura de Chapecó

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:saúde, são, bucal, chapecó, dentes, ceo e odontológicas297 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar

Últimos recados#

Redes sociais#

+55 (49) 3361-3130Fale conosco agora
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out